segunda-feira, 11 de abril de 2016

FAMÍLIA GISCH - Linhagem no Brasil
Uma história e um legado de família começaram em torno do ano de 1850. Jacob Johann Gisch, natural de uma cidade do sul da Alemanha chamada Bitterfeld no Estado da Saxônia-Anhalt, chega ao Brasil depois de uma duradoura viagem de três meses pelo oceano.
Inicialmente, foram conduzidos à cidade de São Leopoldo-RS de onde, posteriormente, migraram para a cidade de Feliz-RS mais especificamente no morro das Batatas. Algum tempo depois, se estabeleceram no atual Vale do Taquari, onde se espalharam para inúmeras cidades, incluindo Lajeado e Forquetinha. Jacob sempre trabalhou na agricultura e morou numa localidade na entrada do antigo campo Estudiantes no bairro Conventos em Lajeado.
Em torno dos anos 1880 e 1890, a família se mudou para a cidade de Forquetinha, onde adquiriram cinco colônias de terras. Estas se localizavam desde o Arroio Forquetinha até o travessão de São Vítor, passando pela picada Himeneir e por linha Jararaca.
Jacob nasceu em 10/07/1844 e morreu em 23/08/1927. Era filho de João Gisch e de Sofhia Katharina Geiss. Casou-se com Carolina Maria Muller e teve onze filhos.
No ano de 1998, Arvo Alvis Gisch de uma personalidade forte e acreditando sempre no que faz, iniciou uma trajetória de pesquisas e coleta de informações da sua origem, antepassados e consequentemente, da historia da família Gisch.
Com uma vida muito difícil, sem muitos recursos, viajava de carona, ônibus, de moto, de bicicleta e até mesmo caminhando. Passou frio, calor, chuva, sol forte, poeira e barro, indo de uma localidade à outra em busca de informações. Chegou a percorrer outros municípios, estados e até mesmo sair do país em busca de nomes, sobrenomes e datas.
Nesta longa e difícil caminhada, surgem três importantes pessoas que o ajudaram a traçar a história da Família. Eram estas Erna Scherer Gisch, Olívia Obermaier Gisch e Lauri Darci Gisch. Lauri e Arvo construíram uma grande amizade, e um dia, Lauri disse uma frase épica e que ficará marcada para sempre: Arvo, a partir de agora você não estará mais sozinho... Conte comigo para o que der e vier!
Este foi o pontapé inicial para o grande desafio: Realizar Encontros da Família Gisch e escrever um livro. Ocorreram muitas reuniões para marcar o 1º Encontro que foi realizado em 28 de maio de 2000 na localidade de Bauereck, município de Forquetinha, especificamente na Comunidade 15 de novembro.  Em torno de 800 pessoas se reuniram neste evento. O 2º Encontro ocorreu na Comunidade Evangélica de Conventos, no salão Paroquial, onde 500 pessoas participaram. Já o 3º Encontro, reuniu novamente em torno de 800 pessoas e foi realizado em Linha Perau, Marques de Souza. Porém, isto se estagnou por 10 anos em virtude de outros compromissos e deveres.
            Lauri Darci Gisch foi um político que governou Forquetinha de 2005 a 2009, realizando seu próprio sonho e de muitos moradores do Município. Em 2010, Lauri foi para Brasília trabalhar no Ministério das Cidades onde ficou até seus últimos dias com saúde. Era um político por natureza, líder comunitário e amava o que fazia. Era o filho que todo o pai gostaria de ter. Em 26 de fevereiro de 2015 falece após a descoberta de um grave câncer em 2014. Lauri ficou na história da política e deixa sua importante marca nesta grande família. Agradecemos eternamente pela pessoa excepcional e fantástica que ele foi.
            Perdemos um importante historiador, porém em 2015, surge um menino com um potencial incrível e invejável chamado Lucas André Grahl da Silva. Este se interessou pela história e pretende ajudar na complementação da trajetória de Jacob Johann Gisch e consequentemente da Família Gisch.
Frase dita por Lauri Darci Gisch:
“Não briguem, vivam sempre em plenitude e união!”










Relator: Arvo Alvis Gisch


Redatora: Stéfane Alana Gisch

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho. Tens noticia de alguém da família GISCH que tenha obtido reconhecimento de cidadania alemã?

    ResponderExcluir